Loading...

A casa no verão

0 comments
dez 29 2019

CasaV

E lá vem o verão se anunciando forte como sempre em nosso país tropical… Saiba que existem alguns ajustes que você pode – e até deve – fazer em casa para reduzir o calor que abafa muitas moradas que são fáceis de fazer e que compensam na hora de conferir a conta de luz, por conta do uso mais intenso de ar condicionados e ventiladores. Neste post, passamos alguns deles para você.

CasaV1

Uma nova capa para um sofá quente é uma boa medida para refrescar a casa.

Uma primeira providência é o uso de capas nos estofados mais escuros e com tecidos pesados. Feitas em brim peletizado (pré encolhido) ou em sarja, em cores claras, são fáceis de lavar, renovam os móveis e dão uma sensação de frescor nas salas e quartos. Modificam a decoração de forma suave e
permitem aquela mudança de forma econômica e rápida que sempre é bom fazer, dando base para capas de almofadas mais coloridas e… a cara do verão. Aproveite!

CasaV2

Um bom espelho e um ambiente em cores claras também deixam tudo mais refrescante.

Utilize adornos também “frios” como itens em vidro, que refrescam. Espelhos, vasos, quadros com fotos com vidro protetor, tudo isso pode melhorar o visual da casa do que itens feitos em madeira – principalmente de cor escura – porcelana ou outros materiais mais pesados. Essa troca de adornos
também é responsável por uma boa modificação no visual de seu lar sem muitos gastos. Mas, importante: retire os excessos: procure deixar a casa mais “leve” com menor quantidade de adornos para que o ar circule livremente.

CasaV3

Cortinas em tecidos mais finos são as mais indicadas.

Atenção às cortinas pesadas: o ideal é substituí-las por outras mais leves, feitas de voil, linho e algodão, que preservam a privacidade sem escurecer demais o ambiente e sem esquentar por demais. Se você utiliza cortina com persiana, pode ser interessante deixar apenas a segunda em uso no verão. Igualmente, se for possível, utilizar telas solares ao invés de cortinas feitas de tecidos mais pesados pode ser mais interessante, mas este é um investimento sem dúvida mais alto.

CasaV4

Opte por tapetes finos, de pelo baixo para reduzir o abafamento e facilitar a limpeza.

Troque os tapetes peludos e de cores escuras ou fortes por peças de fios curtos e tons claros: há enorme ganho de frescor com esta medida. Em alguns casos é possível até mesmo deixar o ambiente sem tapete, com o piso original, tornando-o mais fresco ainda.

CasaV5

Ter alguns vasos de plantas em casa faz bem à saúde!

Use plantas dentro de casa, pois as folhagens são elementos que carregam descontração e muito da natureza para dentro de casa. Só tenha cuidado para não escolher algo muito volumoso ou grande, que surtem efeito inverso em lugares pequenos. Quem puder criar um jardim vertical na varanda é
uma boa hora!

CasaV6

Existem diversos modelos de fontes, até específicas para apartamentos.

Finalmente, para quem gosta de fontes, é uma boa ideia colocá-las em casa. Sua umidade contribui com os moradores. Aquários e outras peças de decoração com água também refrescam os ambientes.