Loading...

A dança das cores: o vermelho

0 comments
mar 28 2013
A roda de cores: instrumento de trabalho de diversos profissionais para identificar cores e o relacionamento entre elas.

Um dos mais importantes elementos compositivos da decoração e da arquitetura, entre outros campos das artes visuais, as cores podem transformar totalmente um ambiente, seja ele fechado ou aberto. Muita gente já percebeu que, com um toque de cor no lugar certo, o visual de um espaço muda completamente. Nesta pequena série que iniciamos hoje, vamos mostrar alguns exemplos de utilização das principais cores, seus matizes e tons, além de dicas e comentários a respeito de cada uma delas.

Uma sala completamente vermelha com móveis em madeira meio tom: um desafio aos nervos

O vermelho é normalmente identificado como a cor da violência e da força, mas também da luxúria e do amor. O vermelho aquece, aumenta os volumes, os espaços, a pressão arterial e a atividade. Pode causar agitação e stress. Indicada para ambientes onde se deseja atitudes e comportamentos como vigor, força e disposição, aumenta o apetite, em todos os sentidos. Em tons médios é mais esportivo. Em tons escuros, mais sóbrio e sofisticado. Em tons claros, é feminino.

A sala de jantar em vermelho vivo aumenta o apetite e destaca com muito bom gosto todos os elementos a seu redor.

A feminilidade do rosa – tonalidade do vermelho – faz com que este seja o escolhido para muitos quartos juvenis.

Note como apenas um toque de vermelho numa sala neutra já chama toda a atenção sobre si.