Loading...

A hora e vez do cobre

0 comments
ago 07 2017

É tendência confirmada e fortíssima no mundo do décor: o acabamento metalizado da vez é o cobre ou o “acobreado”. Cor do fogo, do ouro rosado, ligado à vida eterna pelos egípcios e a Vênus (a Afrodite Grega) pelos Cipriotas – habitantes de Chipre, ilha do Mediterrâneo onde se encontrava muito do material. Estimativas iniciais da descoberta deste metal sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio e, portanto, foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem. Foi certamente o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze. Objetos de cobre de 6000 a.C. foram encontrados na península de Anatólia, na Grécia, sendo que os primeiros indícios de utilização do ouro não foram vislumbrados até 4000 a.C. Descobriram-se moedas, armas, utensílios domésticos sumérios de cobre e bronze de 3000 a.C., assim como artefatos egípcios da mesma época, inclusive tubos de cobre. Na antiga China o uso do cobre é conhecido desde, pelo menos, 2.000 anos antes da nossa era e em 1.200 a.C. já fabricavam bronzes de excelente qualidade. Na Europa o homem de gelo encontrado no Tirol, na Itália, cujos restos têm uma idade estimada de 5.300 anos, estava acompanhado de um machado de cobre com uma pureza de 99,7%, e os elevados índices de arsênico encontrados em seu cabelo levam a supor que ele fundiu o metal para a fabricar a ferramenta. Portanto, se você curte o tom bronzeado do material, “se jogue”: é a hora de usá-lo e de ousar com ele. Neste post, fizemos alguns pequenos destaques de como ele tem sido bem utilizado em mobiliário e objetos e também em peças de maior durabilidade nos interiores. Inspire-se e adeque o tom do fogo ao seu mundo!

 

cobredec2

 

Você pode começar com um tacho de cobre – muito comum no interior do Brasil para fazer doces deliciosos, principalmente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul… – ou com pequenos potes, bowls ou até com uma pequena mesa lateral só para ver como fica na casa, e aos poucos ir “aumentando a presença” do metal nos ambientes. Mas acredite: é lindo e você vai curtir!

 

cobredec1

 

Depois, para quem já viu e gostou, que tal ousar um pouco mais e colocar uma cuba de cobre no lavabo? Fica lindo e diferente e neste ambiente valem as novidades!cobredec5 cobredec4

 

 

Cadeiras com acabamento em cobre já há muitas: na imagem você vê (da esquerda para a direita e de cima para baixo), a “Tolix”, a “Masters”, a “Bertoia” e o clássico modelo francês “X”, sabendo que a primeira e a terceira são em metal, a segunda tem base em plástico e a última é de madeira com assento estofado: a moda pega em tudo, viu?

cobredec6

 

Luminárias em cobre? Há várias e variadas, mas o modelo que mais “pegou” foi o da esfera de metalizada. Com certeza pois o designer inglês Tom Dixon a imortalizou em suas criações nos últimos anos: está em altíssima, pode adotar!

 

cobredec3

 

Agora que você está “escolada” já pode usar uma peça grande: escolha uma linda banheira toda em cobre para seu banheiro principal. Fica ótima com acabamentos amadeirados ou claros, e vai bem tanto em alto luxo quanto em ambientes mais rústicos. Gostou do tom, basta usar. Vá em frente!