Loading...

A valorização do concreto aparente

0 comments
ago 17 2015

Não é de hoje que o concreto aparente é um dos queridinhos da arquitetura e da construção civil. O estilo bruto e robusto que o material transmite não é a causa principal pela escolha do concreto. O concreto aparente resulta do concreto armado, um dos materiais mais versáteis do mundo, tendo vários fãs, como os arquitetos Ruy Ohtake, Eduardo Corona e o saudoso Oscar Niemeyer.

O concreto aparente virou uma das peças-chave da arquitetura e da decoração que já há a criação de móveis inspirados nas cores, texturas e formas do material. Um exemplo dessa integração entre móveis e formas é o sofá criado pelo arquiteto Paulo Kobylka, que pensou em levar o material para dentro de casa, mas como protagonista do ambiente.

A aplicação do material é tão versátil que ela se encaixa perfeitamente em diversos ambientes: desde cozinha e salas a quartos e banheiros. Por ter tons neutros e ser um material típico da arquitetura minimalista, o concreto aparente consegue casar muito bem com diversos materiais, como metais e madeiras. Para quem deseja ter maior integração com a paisagem da natureza, vidros e madeiras combinam muito bem com este tipo de elemento.