Loading...

Cinco ideias para decorar vigas

0 comments
mar 31 2019

Um dos desafios para quem deseja decorar é se deparar com um elemento estrutura como uma viga, que não pode ser movida, mexida, modificada, praticamente nada. Vamos mostrar aqui cinco situações interessantes onde este elemento se tornou decorativo…

PDViga2

Aqui as pesadas vigas em concreto foram simplesmente deixadas à mostra como elemento decorativo sem nenhum tratamento. Trata-se de um estilo de decoração que pende para o moderno e valoriza as formas e as cores. Repare no tom da parede que recebe os quadros à direita e no amarelo puro da mesa em primeiro plano.

PDViga3

Neste caso uma imponente viga de madeira localizada bem no meio da sala foi contrabalançada com uma série de vigotas mais estreitas, no sentido perpendicular, de modo a “quebrar” seu peso e tamanho. Este é um artifício muito utilizado também quando a viga é feita em alvenaria e se “equilibra” visualmente o peso da mesma com falsas vigas em gesso, pintando todas na mesma cor.

PDViga4

Uma ideia simples mas de muito efeito quando se integra a cozinha com a sala – e a viga aparece… Pinte em cor forte, não esconda! Os complementos decorativos são fundamentais neste caso, como as belas banquetas e o revestimento colorido feito com azulejos embaixo da bancada de refeições.

PDViga1

Aqui nota-se que uma sala de jantar maior era o desejo de arquiteto e cliente, mas a viga aparecia bem no meio do espaço. Ao invés de desistir da integração dos antigos ambientes, ela foi valorizada com um lindo espelho. Repare também na iluminação bem feita no corredor ao lado e no que parece ser um aparador em vidro no canto direito da sala.

PDViga5

Nesta sala um expediente muito comum usado sobre a viga da porta da varanda: a utilização de prateleiras com objetos. Podem ser vasos de plantas, livros, quadros, pratos, etc. Alguns destes itens também podem ser fixados sem o auxílio da prateleira. Neste caso ainda, há uma outra prateleira mais à frente da viga com outros objetos.