Loading...

Concreto macio

0 comments
dez 15 2019
Sachs1

Ortal Sachs e sua poltrona “Marbella“.

Desenvolvida pela jovem designer Ortal Sachs como parte de seu projeto final de estudos em design industrial, a poltrona “Marbella” brinca com diferentes mídias para criar uma experiência enganosa e inesperada que pergunta: “o que acontece quando você se depara com materiais que se comportam de maneira diferente do que se espera?”

Sachs tinha duas diretrizes em seu projeto final: um, foi o desejo de realizar pesquisas de materiais em meios desconhecidos com propriedades desconhecidas. O segundo era criar uma linguagem rígida com o uso de materiais macios, enfatizando a diferença entre o que pode ser visto e o que pode ser sentido. Em essência, ela desejava quebrar as convenções sobre como é uma cadeira típica.

Sachs3

A impressão antes de sentar-se.

A designer voltou-se então para a área em que o produto não está definido como assento e a primeira impressão é a que o define. Após uma pesquisa aprofundada, ela desenvolveu um material à base de silicone que simula a ideia de pedra ou concreto, mas com suavidade e flexibilidade. O design também é inspirado na forma das pedras e rochas, transmitindo a noção de rigidez desses materiais.

A decisão de criar um objeto que, à primeira vista, não nos diz qual é o seu papel no espaço, e que o usuário pode passar por ele várias vezes até decidir sentar-se nele, mas depois de examinar as propriedades do material, fica surpreso ao afundar em um assento incrivelmente macio e confortável, decorre de um desejo de produzir uma experiência multissensorial que nos leva a repensar o que pensamos e sabemos.

Sachs2

A impressão depois de sentar-se.

Assista ao vídeo para perceber como acontece:

Fonte: Designboom