Loading...

Cores para 2020

0 comments
dez 08 2019
Cores20203

Um exemplo do tom de azul da Pantone para 2020: “Classic Blue“.

Nesta semana tivemos o anúncio oficial por parte da internacional Pantone* de sua “cor do ano” para 2020. Ao contrário do que vinha sinalizando desde outubro, ao invés do tom de azul esverdeado “Bleached Coral“, bem entre um tom de azul e um de verde, a empresa escolheu o “Classic Blue” como sua cor para o próximo ano. E ele é realmente um “azul clássico”: forte, usual, pouco diferente do que muitas empresas usam, um tom masculino dos mais comuns.

Cores20201

Segundo a empresa, “um tom azul atemporal e resistente, Pantone Classic Blue 19-4052 é elegante em sua simplicidade. Lembrando o céu noturno do entardecer, suas mensagens confiantes e empáticas de Classic Blue aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era. Identificada pela nossa psique como cor tranquila, Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. Impactando sobre a concentração e trazendo uma claridade igual a um laser, Classic Blue nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência.”

Cores20202

O ‘Mint‘: verde menta que surgiu forte como tendência para 2020.

Confirma-se que, a partir de 2020 e dos anos seguintes, vemos uma paleta de cores mais amena no horizonte. O tom que saiu na frente e que também poderia ter sido o escolhido pela Pantone foi o “Mint“, ou seja, aquele verde menta bem delicado, também uma candy color suave. Seus derivados também devem contagiar as casas e a moda, bem como tons de verde acinzentado. O tom é de calma, tranquilidade, pureza, natureza, frescor.

Cores20204

Um tom acima do tom Pantone, esse tom marinho também deve ser muito utilizado no ano que vem.

Mas tons de azul mais intensos também vem sendo apontados como cor da tendência no ano que vem por outras empresas: é praticamente um azul real, mas um pouco mais claro. Na verdade, esse tom tem aparecido na moda e na decoração, e existe também um tom mais escuro, na frequência do azul marinho, que também aparece na tendência. Como os tons são passíveis de modificação, não se dever ser inflexível na busca de tons e subtons das cores principais: mil nuances aparecerão.

Cores20205

Tons da tendência dos últimos anos que ainda devem aparecer no próximo ano: rosa, cobre e dourado.

Mas atenção: toda mudança acontece de forma gradativa, então ainda vai ser possível ver muitos tons fortes de 2019 e de anos passados por aí, tais como rosa, dourado e cobre, que aos poucos serão mesclados e trocados pelos verdes e azuis. Com certeza, amarelos também estarão na tendência, e cores intermediárias entre todos estes tons. Sem falar que, os neutros, podem dar uma alongada maior no tempo e darem base para novas cores.

Portanto, o ideal é permanecer atento aos lançamentos e não desistir de vez de tonalidades que já tem sido consagradas pelo uso. Mas os tons de azul e verde estão vindo aos poucos e vão se firmar no novo ano.

* Para quem não conhece, a Pantone Inc. é uma empresa norte americana mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica. Considerada hoje uma autoridade em cores, é reconhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criada para os processos que envolvem cores com reprodução precisa. O nome PANTONE® é reconhecido em todo mundo como a linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.