Loading...

Decorando com fitas adesivas: a ‘Tape Art’

0 comments
abr 05 2018

Uma sequência (bem estudada) de linhas paralelas no canto da sala e um toque simples e bonito de “Tape Art” foi obtido.

Novos adornos que sejam fáceis e rápidos de fazer e ‘reversíveis’, ou seja, que possam ser removidos com facilidade se você não gostar do efeito final. E, é claro, de baixo valor. Este é o tipo de decoração que tem chamado a atenção entre a maior parte da população, até mesmo aquela que antes usava algo mais duradouro ou de valor mais alto, ou que contratava algum pintor ou especialista para “dar uma mudada” na casa. Nesta leva, uma das ideias interessantes que surgiram foi a chamada “Tape Art“, ou seja, “arte feita com fitas“, no caso, fitas isolantes – que hoje em dia são fabricadas em múltiplas cores além do tradicional preto, “das antigas” – ou ainda vários tipos de fitas plásticas que aderem bem às paredes como fitas durex importadas ou as ‘Washi Tapes‘: fitas adesivas coloridas ou com desenhos feitas de papel de arroz.

Um verdadeiro painel em ‘Tape Art“, ainda em montagem.

A novidade tomou força principalmente entre os jovens, que começaram a fazer seres fantásticos e super herois em seus quartos e só depois começou a mexer com os mais velhos. As linhas retas e paralelas formando desenhos geométricos – que podem ser pequenos ou enormes – também podem ser “arredondadas” e criar corações e desenhos menos retos. E daí conquistaram portas, paineis, espelhos e até tetos, cada um com seu nível de detalhe. A variação de pintar a base com uma cor contrastante e usar uma cor de fita diferente em cima passou a ser uma especialização das mais interessantes e de grande efeito. É fácil, rápido e barato e é o próprio “Faça Você Mesmo” posto em prática com toda propriedade.

Uma “super produção” geométrica em fita preta simples ocupa o canto do quarto mostrando o quanto essa técnica valoriza as paredes dos espaços.

É possível começar com cruzinhas ou bolinhas, quadrados ou retângulos grandes, ou ir direto para um risco complicado como o de uma arara ou de um unicórnio. Pode também criar o efeito de um papel de parede recobrindo toda a parede com fitas formando um desenho geométrico ou escrevendo uma palavra e mudando a cor da fita. “O céu é o limite” para a imaginação e para a criatividade e a superfície escolhida é que dá o tom do que pode ser executado sobre a mesma. Além de decorativo e bonito, é também um passatempo dos melhores e preenche uma tarde ou até um dia inteiro de trabalho de uma ou mais pessoas – depende do tamanho e detalhamento do desenho. Ideia das melhores para um espaço vazio e até para presentear alguém em casa com algo diferente e totalmente inesperado.

Mais finas, paralelas e multi coloridas, dão vida ao quarto simples.