Loading...

Escadas de destaque

0 comments
nov 16 2011

Sempre um desafio para os arquitetos, as escadas costumam ser também itens de grande beleza quando bem projetadas e concebidas. Da imaginação que molda uma nova forma até a execução em si, muita coisa pode ser mudada, para melhor ou para pior, e o resultado final pode se tornar surpreendente.

Uma das mais famosas do mundo, as escadarias em espiral do Museu Vaticano em Roma foram concebidas por Giuseppe Momo em 1932. São duas espirais que não se encontram, uma para subir e outra para descer, num fantástico jogo de “mostra-esconde”.

Também em espiral e famosa por sua localização, as escadas da Vila Savoye de Le Corbusier são um tanto discretas. Talvez pela companhia de diversos paradigmas da arquitetura moderna reunidos em um só local, elas não tenham recebido tanto destaque, mas são um elemento arquitetônico dos melhores.

Fazendo parte da própria arquitetura da loja “Longchamp” localizada no SoHo em Nova York, a escadaria projetada por Thomas Heatherwick é uma das mais marcantes da atualidade e consumiu 55 toneladas de aço para ser executada.

Mas nem só de voltas e contravoltas as belas escadas são feitas. Esta, projetada por Eva Jircina para a loja “Joseph” da rua Sloane em Londres é toda feita em vidro e aço com um resultado impressionante.