Loading...

Faça você mesmo com cimento e concreto

0 comments
set 29 2017

Muita gente tem criado em casa mesmo, peças decorativas em cimento as mais interessantes: é o material caindo no gosto das pessoas!

Agora é fácil! Ou melhor, pelo menos a oferta de “Do It Yourself” – o mais que famoso Faça você mesmo dos americanos ou a Bricolagem dos franceses – entrou com tudo em nosso país e em tempos de aperto na economia seduz a quem sempre gosta de dar um toque aqui outro ali em seu lar. E não estamos falando de qualquer “faça você mesmo”, mas das receitinhas que envolvem o cimento e o concreto para criar pequenas peças – encantadoras na verdade – que agora se tornaram comuns no dia a dia da casa de todo mundo. Vamos ver algumas?

Além de inúmeros blogueiros que dividem seus segredinhos de criatividade com todos, há também sites que colecionam e compartilham estas receitas. Aqui, porta velas moldados com copos de plástico e rendas enfeitam qualquer estar, jantar ou varanda, jardim, onde você preferir iluminar com a luz e o charme do candeeiro. Outras ideias como o porta velas “fofo” e o feito em forma de coração (moldado em forminhas de silicone), também são de fácil execução e grande efeito visual.

Do porta velas ao vasinho de plantas é um pulinho e a “técnica” é a mesma: basta um copo ou um “cilindro” para moldar o interior e outro maior para o exterior da peça. Na verdade, o exterior pode ter o formato que você desejar, podendo ser quadrado, triangular, hexagonal, como quiser quem cria, e também ter a superfície que você determinar, ou seja, mil tipos de rugosidades, recortes, pinturas, um universo de possibilidades. Nas fotos é possível ver um monte de gente que teve ideias sensacionais e – melhor que tudo – em casa mesmo, podendo dizer um sonoro “fui eu que fiz” para as visitas… olha que variedade!

Porta copos são dos mais simples e fáceis e de fazer: e de customizar também! Dê asas à sua imaginação e crie verdadeiras belezinhas para sua casa com cimento, misturando tintas, glitter, pedrinhas, folhas, pequenas peças metálicas, criando formas novas, recortes, entalhes, enfim, o céu é o limite! Pelas imagens você vai ver como as pessoas têm criado com pouco e inovado muito. Crie você também!

Luminárias já envolvem eletricidade, mas tem sempre aquele alguém com jeitinho que sabe lidar com a coisa. A “cápsula” de concreto você faz e pode pedir a seu amigo eletricista (ou “iniciado” nessas artes), para fazer para você e… voilá: olha o abajur da sala – ou do quarto, ou da sala de TV… – super exclusivo e diferente para todo mundo ver que você fez diferente!

E as peças exclusivas? Bem, tem gente que inventa coisas novas, que a gente não espera. Vejam estes exemplos:

Esta é uma “bolacha de piso” feita com cimento para criar um caminho dentro do jardim. Não contente em criar a bolacha – que normalmente seria de madeira – a pessoa marcou o concreto com uma bela folha, criando uma superfície com desenho para entremear com a grama ou com o pedrisco de seu jardim. Ficou lindo, não é?

Porta chaves: tem que saber moldar, esculpir ou ter um “molde de mão”. Mas já pensou que legal ter esta “super mão” segurando suas chaves? Difícil, mas para quem sabe fazer fica bem exótico!

Mesa lateral: este já criou um móvel. A base em ferro teve que ser trabalhada de alguma forma por um serralheiro ou retirada pronta de outra mesinha. O tampo moldado em concreto pode ter sido feito até dentro de uma bacia plástica, e o detalhe das folhas colocado com delicadeza no lugar certinho que a pessoa desejava. Não é tão simples, mas é possível fazer em casa, claro, e prova que, com jeitinho e vontade, tudo pode dar certo!