Loading...

Floreira e fruteira em concreto

0 comments
jun 24 2018
FFTraco3

Algumas cores de concreto da Traço Objetos.

Dos muitos objetos já fabricados em concreto mostrando que não há limites para o material se integrar ao dia a dia do uso doméstico e que ele é mais um aliado na criação do bom design, estes dois foram muito bem inspirados pela Traço Objetos. Estúdio de design paulista nascido de uma galeria de arte que já trabalhava com peças muito bem resolvidas em concreto, o resultado não poderia ser outro: suas peças utilitárias de ótimo design se destacam, desde sua fundação, há dois anos, como algumas das melhores do mercado.

FFTraco1

A solidez e beleza da floreira “Monier“.

Mas a Floreira Monier e a Fruteira Concretista nos conquistam logo ao primeiro olhar, sem que seja preciso grandes elaborações artísticas ou de conceitos: no caso da primeira é um ‘container’ simples, que também pode receber frutas (!), e que faz as vezes de floreira pelo simples ato de ser preenchida com terra, areia e brita e de colocarmos flores, ou qualquer outra folhagem dentro dela. Homenageando o jardineiro francês Joseph Monier, o primeiro que estabeleceu que o concreto possuía uma resistência superior para fazer vasos do que outros materiais, é concebida como caixa suspensa com 60 centímetros de comprimento, por 30 centímetros de largura, por 30 centímetros de altura, composta por peças fixadas entre si com técnicas de encaixe, e entalhes que a embelezam ainda mais. Pode ser entregue em acabamento “tipo vaso” – com vedação nas arestas e furo no fundo para escoamento da água – ou “tipo cachepot” – sem furo no fundo e sem vedação das arestas.

FFTraco2

Arrumadinhas, as laranjas sobre a fruteira “Concretista“.

Já a Fruteira Concretista é composta por diversas pequenas ‘cumbuquinhas’ que, no conjunto, fazem um todo maior. Estas ‘cumbucas’ nada mais são do que módulos no tamanho de 8 centímetros de comprimento, por 8 centímetros de largura, por 5,5 centímetros de altura que, unidos entre si de forma infinita, criam novas configurações. No caso da fruteira são nove módulos que totalizam 24 centímetros de comprimento, por 24 centímetros de largura, por 5,5 centímetros de altura. Por baixo há uma base em madeira de reflorestamento com aproximadamente 12 milímetros de espessura e a peça está disponível em 5 cores para se escolher: rosa, cinza claro, cinza escuro, branco e terra. Também é possível customizá-la em textura e cor específica se for preciso.

Dois produtos de uso muito corriqueiro, mas que feitas em concreto ganharam uma relevância e um charme todo especial.