Loading...

Iluminando com gosto: pendentes

0 comments
nov 24 2019
Pendant1

No estar e no jantar, pendentes se complementando.

Os pendentes podem ser os lustres ou luminárias mais modernas que “pendem” do teto. Centralizadas ou não, normalmente são aquelas que fazem parte da iluminação geral do ambiente. Mas, numa casa bem decorada – e bem iluminada – não bastam apenas elas. Para cada pendente há um “centro de atenção” ou um espaço onde se deseja iluminar – e certamente vários outros tipos de luminárias auxiliando este ponto central.

Pendant2

No belo quarto de casal, dois pendentes finos sobre as mesas de cabeceira.

Isso ocorre por que, para iluminar bem um espaço há que se conhecer o que vai acontecer naquele lugar. Modificações no layout e nos acabamentos de uma casa levam a modificações também onde as luminárias devem ficar e para onde devem estar focadas.

Pendant3

Sobre a bancada aberta para a cozinha, um conjunto de pendentes em metal.

Os pendentes de um modo geral servem para iluminar salas de estar e de jantar, mas não se pode esquecer as outras (muitas) situações em que podem ser utilizados: nos quartos, varandas, em banheiros, em lavabos, ou seja, em praticamente toda a casa, desde que bem inseridos e com um propósito. Mas também sobre mesas de cabeceira, em conjunto sobre bancadas de refeições, em cachos em cantos, até mesmo os lustres pesados e cheio de cristais podem virar praticamente uma escultura quando posicionados no canto de uma escada! Há diversas variações sobre o tema.

Pendant4

E também no lavabo um pendente fica ótimo como item decorativo.

Um profissional de interiores usa os pendentes de acordo com as necessidades de iluminação de cada local, mas também pensando em criar uma surpresa, uma harmonia, um destaque. Seja um lustre antigo de cristal (ou mesmo novo, similar aos tradicionais antigos), seja uma luminária ultra moderna, cada um deles tem seu espaço e seu lugar adequado de acordo com o estilo e o ‘mood‘ da decoração escolhida para uma determinada moradia. O importante é dosar bem os pontos de iluminação, seus tipos e as atividades a serem desenvolvidas.