Loading...

Jardins Verticais: a moda que já se integrou ao dia a dia

0 comments
abr 21 2019
JardimV1

Na parede revestida com nosso “Cairo” no tom “Marfim“, o Estúdio Sá Arquitetura ainda incluiu um belo jardim vertical como destaque.

Os jardins verticais hoje já são uma realidade em muitas residências, escritórios, restaurantes, escolas, hoteis e espaços comerciais diversos. Neste post vamos ver alguns bons exemplos de como aproveitar uma parede que às vezes não parece ter destinação certa, e que pode se transformar e algo belo e bastante atraente e agradável.

JardimV2

Este poderia ser um canto sem graça de um escritório, clínica ou até mesmo uma residência onde um paredão confrontasse a sala de estar. Mas se tornou um local bastante aprazível e gostoso de se estar por causa da bela cobertura vegetal que começa no piso e sobe pelas paredes lá fora. Aproveitando as portas de correr em vidro, a integração se deu por completo inclusive sem cortinas: bastou pontuar cada parte do espaço com um espécime vegetal bem cuidado e bem tratado para que a natureza se incumbisse de retornar com toda a beleza possível para o pequeno espaço. Coisa super especial…

JardimV3

Se você tem uma cozinha ou um quarto que se defronta com um limite assim, pode também pensar em um jardim vertical: repare quanta vida e quanto o verde rejuvenescem o que poderia ser um limite muito próximo da entrada de luz principal do ambiente. A mesa de refeições ficou posicionada estrategicamente próxima a toda esta beleza para que os convivas possam aproveitar esse deleite natural. Na parte interna, uma cozinha bem planejada que contemple tudo que se necessita de apoio no ambiente.

JardimV4

Uma banheira externa ou um spa em um solarium podem ser muito bem completadas por um jardim vertical. Repare que a atração fica anexa a um quarto de dormir e que pode ser motivo para um belo amanhecer de calor ou uma noite cálida em que se precise relaxar. Plantas em camadas com espécies em diferentes tonalidades são um ‘must‘ e é sempre bom pensar em boa drenagem, irrigação e impermeabilização – básicos para qualquer jardim frondoso que cresce sobre uma parede.

JardimV5

Se você tem uma loja que pode complementar com um pequeno café ao fundo, nada melhor que algumas mesas e um belo jardim muito bem cuidado. Não se esqueça de pensar também nas regas regulares, na temperatura do local, no tratamento constante que deve ser dado por um paisagista acompanhado por jardineiros que conheçam bem as plantas – afinal de contas este é um jardim vivo que passa por fases durante todo o ano, como qualquer jardim! As plantas respondem com beleza, frescor e muito bem estar para todos.

JardimV6

Um verdadeiro paredão composto por uma paisagem verde onde até uma bicicleta aparece é o cenário perfeito para um restaurante que fica em terras estrangeiras. Note que o primeiro andar é ocupado por mesinhas, bem como a varandinha do segundo piso. Toda uma programação de tratamento e cuidados deve ser feita a respeito desde paraíso verde, ainda mais se a parede for do prédio vizinho – de um modo geral, ergue-se uma parede extra, muito bem impermeabilizada, para que se cultive as plantas de forma independente, evitando vazamentos e infiltrações. Mas o resultado compensa: o quadro vivo está sempre em mutação, com variedades em destaque em um ou outro momento, e a novidade é garantida. Uma beleza!