Loading...

Luz de origami

0 comments
fev 21 2014

orikomi1

Em branco com base dourada, uma peça da linha Orikomi faz bonito em um canto.

Gostamos muito de destacar luminárias inovadoras e originais por aqui, pois há sempre um uso inusitado de materiais às vezes muito conhecidos e/ou uma nova forma ou funcionamento para algo já muito lembrado. As luminárias  “Orikomi” feitas com a técnica de origami pelo estúdio de arquitetura lisboeta ( http://www.blaanc.com ) Blaanc se utilizam de algo muito conhecido e secular – o origami – para fazer bonito com uma lâmpada a ele associado.

orikomi2

Detalhe do interior em cor mais intensa de uma peça.

As técnicas de origami surgiram no Japão por volta do Período Edo, no século XVII. É a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes que podem ser combinadas de diversas maneiras para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, mas é possível utilizar outros formatos. Durante séculos não existiram instruções para criar modelos origami, pois estas eram transmitidas verbalmente de geração em geração. O origami tornou-se uma forma de arte muito popular em seu país de origem aos poucos, conforme demonstra uma impressão em madeira, datada em 1819, entitulada “Um mágico transforma folhas em pássaros”, que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.

orikomi3

Várias peças da linha e suas dimensões em perspectiva.

As luminárias Orikomi são feitas à mão em Portugal pela associação “( http://www.adobeforwomen.pt) Adobe For Women “, cuja fundação contou com o apoio do Blaanc. Atualmente tal instituição auxilia mulheres mexicanas a construir suas casas com suas próprias mãos, através desta linha de luminárias. Mas além desta veia inclusivo-social, elas são lindas com suas cores pastéis discretas e ao mesmo tempo chamam muito atenção. A luz suave que emanam só embelezam o ambiente em que são colocadas, de forma elegante e muito sustentável.

Fonte: ( http://www.contemporist.com) Contemporist.