Loading...

Novos banquinhos em concreto e fibra de vidro

0 comments
nov 25 2018
BJByron1

Alguns dos banquinhos de J.Byron.

Arquiteto e designer com base em Los Angeles, na Califórnia, J.Byron-H produz peças lúdicas e formas inesperadas, mudando as expectativas para as possibilidades de um espaço. Tem um conhecimento prático de métodos de construção contemporâneos e artesanal, além de uma sensibilidade intuitiva para completar seus processos. Formas arrojadas, cores ricas e texturas exuberantes definem suas criações.

BJByron2

Os três modelos.

Foi a partir dessa mescla que surgiram seus banquinhos em concreto e fibra de vidro reforçada. Composta por três peças, a série é feita em uma gama de concreto colorido em tons pasteis fundido em três formas suaves e projetado para ser usado em interiores ou exteriores. Moldadas e acabados à mão, as peças usam material que parece enganosamente monolítico. O composto pigmentado é despejado em um molde de borracha plana que fica no topo de um gabarito de madeira e é manipulado enquanto cura na forma final. Parecem ao mesmo tempo suaves e ásperos, pesados e flutuantes. O desafio de criar móveis de concreto leve foi um ponto de partida para a experimentação e o uso de reforço de fibra de vidro resistente a álcalis de alta resistência permite uma espessura mínima, eliminando a necessidade de qualquer reforço de metal. A combinação de um material bruto e permanente, com um tratamento colorido leve e uma forma recortada antropomórfica, reinsere um senso lúdico e controle em um material frequentemente associado ao peso, às ruínas ou ao brutalismo arquitetônico.

BJByron3

As tonalidades escolhidas quebram um pouco a rusticidade do material envolvido.

As peças vêm em três tipos – banqueta baixa, banqueta alta e banco largo – e têm gama limitada de cores. Tom e acabamentos são específicos para cada peça refletindo sua característica de feito à mão.