Loading...

O relógio e a luminária pendente

0 comments
ago 12 2018
TORelPen4

Algumas versões do relógio ‘Mills

Nascido de uma galeria de arte que já trabalhava com peças muito bem resolvidas em concreto, a Traço Objetos é um estúdio de design paulista com peças utilitárias feitas neste material que sempre se destacam. Vimos a fruteira e a floreira aqui e neste post vamos ver mais dois bons exemplos: o relógio ‘Mills‘ e a luminária pendente “Perímetros“.

TORelPen3

Em dois tons de cinza e com seus detalhes.

Peça de feição minimalista, com um intrincado detalhe em forma de cavilha na parte traseira, que une sua moldura externa ao mostrador das horas, a ideia do relógio “Mills” era a de uma peça que marcasse o tempo que durasse tanto quanto o infinito. Esse pensamento tomou forma no estúdio através do uso do concreto, que é empregado na Traço como pedra manufaturada. Segundo os designers “no imaginário humano, a pedra sempre depõe a favor do permanente e do imutável. No relógio, seu contraste com o movimento dos ponteiros apresenta simultaneamente a realidade – a passagem do tempo é irrefreável – e o desejo pelo eterno“.

TORelPen2

O detalhe dos ponteiros coloridos.

Um recorte quase imperceptível na base da peça tira proveito do peso característico do concreto, trazendo à peça uma estabilidade muito bem resolvida em termos plásticos. O objeto foi concebido para uso em mesas, estantes, escrivaninhas ou buffets, e é um exemplo de que o tempo veio melhorando o desenho da pedra ao longo dos séculos. Feito em concreto reforçado com fibras de polipropileno, tem apenas 12,5 x 4,5 centímetros de altura, mas pesa 1 kg. Seus ponteiros metálicos podem vir nas cores preto ou azul e o concreto da moldura e do mostrador pode ser escolhida em cinco cores distintas, do branco ao rosa, passando pelo cinza claro, cinza escuro ou terra.

TORelPen1

O pendente “Perímetros” conjuga bem as formas geométricas básicas.

Já o pendente triplo “Perímetros” reúne três volumes derivados das formas geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, chamando a atenção justamente por sua pureza de formas. A beleza das formas simples é reconhecida universalmente pois a neutralidade dispensa cores, brilhos, detalhes, etc. Combinando com qualquer ambiente, a peça de luz apresenta-se sem qualquer outra intenção a não ser a de iluminar com naturalidade. Disponíveis para venda em unidades separadas há o pendente 3L, de base triangular, o pendente 4L, de base quadrada e o pendente 2R, de base circular, além do Trio que reúne os três modelos. O diferencial das peças é que elas são acompanhadas de uma canopla também confeccionada em concreto, para a fixação harmoniosa dos pendentes no teto. Cada uma tem cerca de 6,5 cm de comprimento, largura ou diâmetro por cerca de 10 cm de altura e pesam cerca de 500 gramas. Cada um deles pode vir em cinco cores: branco, cinza claro, cinza escuro, terra ou rosa.