Loading...

O xadrez de Nova York (e de Londres!)

0 comments
fev 18 2018

As peças do jogo representando prédios de NYC: os peões são as “Brownstone Houses“, as casas geminadas da área ao sul de Manhattan.

Como sempre dizemos por aqui, tudo que é lúdico sempre atrai a todos com muita facilidade: o que dizer então desse jogo de xadrez onde as peças são inspiradas nos edifícios mais badalados da cidade mais badalada do mundo? Sim, estamos falando do Empire State Building, do Guggenhein Museum, do Chrysler Building, só para ficar com alguns: estamos falando de Nova York e da ideia que uma startup inglesa (vejam que ironia…) teve de criar um simples jogo de xadrez que transformasse as peças do rei e da rainha, do bispo e dos cavalos, das torres e dos peões no… skyline de Nova York.

O tabuleiro completo com o ‘skyline‘ de NYC: daqui a pouco poderá ser “cidade contra cidade”!

Na verdade, a pequena empresa começou mesmo com Londres e ainda está abrindo as portas mesmo, isto é, oferece seu primeiro produto – o tabuleiro de xadrez com os prédios marcantes de Londres – para venda num site de financiamento coletivo, isto é de crowdfunding – ou seja quando várias pessoas contribuem, doando ou comprando um produto ou serviço de uma empresa que está começando, de modo que um valor inicial de investimento seja alcançado. Mas deu tão certo que eles já criaram a versão de Nova York e lançaram do mesmo modo: se ambos os produtos forem o sucesso que se espera, muitas outras cidades devem surgir.

Na versão londrina alguns dos destaques são o Big Ben, a London Eye e o elegante “The Shard“.

O trabalho é muito bem feito: os prédios são totalmente detalhados em CAD e moldados em acrílico. O tabuleiro base é feito em mármore e o resultado final é muito belo: dá mesmo vontade de adquirir, seja você um arquiteto, designer, amante do xadrez, da cidade ou simplesmente admirador de coisas bonitas. Tratam-se de peças decorativas, mas também utilitárias de excelente gosto e ótimo acabamento que arrebatam pela boa ideia. Aí é fácil seduzir com um conjunto bem pensado e bem executado!