Loading...

Objetos compridos, afinados e esguios em concreto e cimento

0 comments
nov 11 2018
TracoIV1

Os vasos cilíndricos “Cerne” em bela composição com sempre vivas e múltiplas colorações de cimento.

Belos objetos em concreto e cimento há muitos por aí, mas hoje vamos falar de uma categoria que chama a atenção dos designers pela facilidade com que se adequam a estes dois materiais: são os vasos, castiçais, luminárias, tocheiros e vários outros que normalmente têm forma comprida, afinada e/ou esguia e cuja funcionalidade não entra em conflito com estes dois tipos de material. Observando alguns estúdios de design, como a Traço Objetos, por exemplo, podemos admirar a elegância e bom gosto em criar peças que sempre usam estas formas com facilidade e sem grande dificuldade. Hoje destacamos algumas peças esguias bem interessantes.

TracoIV2

A variedade de cores, tamanhos e formas do misto de vaso e castiçal “Valentim“.

Pontos de iluminação para distribuição no espaço há muitas opções, em grande maioria castiçais, tocheiros e luminárias são boas peças para se experimentar com concreto e cimento: podem ser finas, leves e pontuais, tendo a funcionalidade de um bocal de lâmpada ou vela e com isso o lado estético alarga-se enormemente. Por outro lado, vasos para plantas também são um campo vasto para experimentação e neste capítulo a única exigência de funcionalidade é poder conter uma quantidade relativa de água. Em geral compridos e finos, estes objetos são ótimos para designers que pensam em desenvolver peças com concreto e cimento.

TracoIV3

O misto de formas e cores dos vasos “Oscar 1” (convexo) e “Oscar 2” (côncavo).

Obviamente que se trata apenas de uma observação de que esses materiais se adaptam melhor a essas formas, mas é claro que outras formas podem – e devem! – ser utilizadas para criar objetos com esses materiais.

TracoIV4

Os vasos “Cerne” em versão quadrada enfeitam um lavabo.