Loading...

Passeio na Casa Design Niterói 2017: o “Lounge Niterói”

0 comments
dez 17 2017

Logo na entrada do “Lounge Niterói“, o espaço e o bom gosto nas escolhas impactavam os visitantes.

Realizada desde 2003 pela FAZ Associados, a mostra Casa Design acontece em Niterói, Juiz de Fora e na Região dos Lagos aqui no estado do Rio. Buscando as características mais marcantes dos lançamentos da arquitetura, decoração, paisagismo já conta com mais de 300 mil visitantes ao longo destes 15 anos de atividade, que passaram pelos 588 ambientes decorados por 634 arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas. E neste ano, o evento aportou em uma bela mansão projetada por ninguém menos que José Zanine Caldas – considerado um dos expoentes da arquitetura bem brasileira – localizada numa das curvas mais valorizadas da cidade de Niterói: a Estrada Leopoldo Fróes.

Nesta imagem, note os dois níveis do espaço com os diferentes ambientes. Na parede da esquerda, o fechamento com nosso cobogó “Itacoa“.

O tema da mostra também prometia: “Design em Casa” sugeria pensar sobre como o design pode estar realmente dentro de cada casa, levando mais conforto a cada ambiente. Objetos, móveis, rótulos, publicações, em todos lugares o design pode ser encontrado em vasto significado, mas no design de mobiliário é maior a proximidade com as pessoas. Por isso, uma das ideias do evento foi a de destacar alguns designers brasileiros através de suas criações, palestras e outras ações.

Em outra visada, uma mesa para leitura com uma espécie de “brise” em madeira por trás. Repare no tom de pôr do sol das paredes.

Logo na entrada foi erguido o chamado “Lounge Niterói“: criado por Antunes e Antoine Interiores – leia-se Selma Antunes, Natalia Antoine, Alexandre Amorim e Leandro Azevedo – inspirado na cidade do evento e nas curvas de seu litoral, o deck foi dividido em dois níveis e recebeu uma paleta de cores que buscava reproduzir a beleza do pôr do sol na Baía da Guanabara cuja estonteante vista era onipresente.

Detalhe de recanto ambientado com nosso cobogó “Itacoa“.

O madeiramento do teto, original da casa, foi restaurado e destacado através de uma iluminação difusa sob uma lona de algodão cru, atraindo olhares mesmo durante o dia. Com bom layout e peças bem escolhidas, assim que o visitante entrava no espaço percebia ambientes confortáveis para desfrutar. Num desses recantos, nosso cobogó “Itacoa” era um detalhe a mais a ser (bem) comentado: segundo os profissionais “além da versatilidade no tipo de paginação essas prateleiras removíveis estão despertando a curiosidade de muita gente!” Ficamos muito felizes em marcar positivamente espaço tão bem pensado em lugar tão bonito e estamos prontos para participar da criação de outras ambientações que se destaquem na paisagem como esta. Parabéns a todos!