Loading...

Pergolados e caramanchões

0 comments
jan 20 2019

Nada mais gostoso para curtir ao ar livre do que pergolados ou caramanchões. Talvez você nem ligue o nome ao que me refiro, mas certamente já se refrescou abaixo de algum deles, seja num verão quente como o que enfrentamos agora, seja numa cálida manhã de primavera, ou numa agradável tarde de outono. Feitos para ficar ao junto à natureza com certa proteção, estes elementos são sempre construídos com muito esmero e carinho por quem tem uma casa com espaço ou pelo menos uma cobertura com um bom espaço aberto. Primeiro cabe estabelecer a diferença: um pergolado – ou uma pérgola – normalmente é uma extensão de uma casa, e pode recobrir um corredor entre duas alas, ou ser apenas um telhado maior no fim de uma delas. Já um caramanchão é uma construção solta no terreno, geralmente recoberta por vegetação. Na prática, não importa como você o batize, ambos são espaços cheios de verde e natureza com espaço também para sentar-se e observar o entorno – que pode variar de uma praia, um horizonte distante a apenas o seu quintal. O bom é ter este espaço para ficar um pouco fora de quatro paredes e curtir o sol, o vento, o ar puro…

PerCar5

Neste caramanchão rústico uma mesa foi colocada para curtir as refeições que se desejar: um café da manhã mais demorado, um almoço ao ar livre, um café da tarde. A proximidade da casa facilita tudo e o piso de pedra deixa o terreno mais preparado para receber os convidados.

PerCar2

Este pergolado é um caminho entre partes de uma casa cheia de vegetação. Nota-se o deck em madeira e, ao lado, o gramado com a piscina. As trepadeiras podem subir na treliça da mesma, que já é recoberta por um material translúcido, que protege o caminho da chuva. Sofás e poltronas foram ali colocados para dar maior conforto a quem deseja permanecer na parte externa da casa, curtindo uma brisa e o verde das jardineiras e muitas plantas presentes no local.

PerCar3

Aqui o destaque fica para os móveis do confortável estar rodeado de flores e de bela vegetação do caramanchão, prova de quem ali reside curte bastante um paisagismo bem feito. Isolado no terreno, provavelmente tem uma planta trepadeira sendo preparada para recobrir a parte de cima que ainda está sem vegetação, mas que já recebeu uma cobertura translúcida para abrigar quem deseja desfrutar do local.

PerCar6

Um pergolado que virou uma extensão da cobertura convida à vida lá fora. Uma mesa para bebericar um aperitivo foi colocada por ali para tornar tudo mais confortável. Feito em bambu mossô, é sustentado por dois cabos mais dois tubos de aço que correm por dentro do bambu. Para completar, logo na saída da porta, dois vasos de cimento contém a trepadeira maracujá de flor vermelha, que em breve recobrirá o treliçado.

PerCar1

Um clássico caramanchão sextavado no jardim botânico de Amsterdã mostra como este elemento era montado originalmente: um banco era montado em torno de uma árvore com copa larga que recobria um bom espaço para conversas. Observe também a estrutura no entorno que segura os galhos e mais vegetação ao redor para que uma verdadeira clareira se abra no meio de um lindo caminho bem cuidado.

PerCar10

Uma deliciosa pérgola numa cobertura com espaço para muita coisa: primeiro a mesa para refeições que juntam família e amigos. Depois, espaço de sobra para um belo jardim onde mudas de muitas plantas podem ser cultivadas e super bem tratadas tornando o local ainda mais acolhedor e agradável. Uma parte deste já está pronto com a jardineira e a treliça e a trepadeira que ficam à frente do fechamento sobre o parapeito do local. Pelo espaço, provavelmente um chuveirão dá para ser instalado no local.

PerCar8

Outro caramanchão clássico bem no meio do campo, com jardineiras, mobiliário confortável e verde a perder de vista. Provavelmente colocado no início de um bosque próximo a uma casa, tudo de bom para relaxar e curtir a natureza.

PerCar4

Pergolado em dois níveis, sendo o primeiro contíguo à moradia, contendo mesa e com bancos e muitas plantas que tornam o lugar super agradável. A escada traz para o primeiro nível, quem deseja curtir o quintal da casa também com muitas plantas a serem cuidadas.

PerCar9

Caramanchão elegante à beira de piscina com trepadeira Ripsális que recobre o mesmo. O destaque fica por conta de sua extensão e dos vários e variados móveis confortáveis trazidos para o relaxamento de quem quer usufruir o ar livre com requinte.

PerCar7

Uma pérgola bem simples feita com telhado de bambuzinho e móveis de madeira de demolição. O piso de deck de madeira traz conforto ao local, bem como muitas plantas bem cuidadas que tornam o espaço bonito, fresco e bastante agradável.