Loading...

Prêmio Planeta Casa 2011

0 comments
nov 30 2011

Comemorando 10 anos de realização o Prêmio Planeta Casa já é um aguardado evento para aqueles que se dedicam a criar projetos e produtos sustentáveis ou que estão envolvidos em iniciativas sociais que envolvam o respeito ao planeta entre suas premissas. Neste ano foram 468 iniciativas inscritas e destacamos a seguir alguns dos vencedores mais representativos.

O projeto vencedor da categoria Design de Interiores – Retrofit foi o de Gustavo Calazans para um apartamento paulista da década de 1950 que ficou com diversos de seus materiais expostos: de tijolos ao concreto das vigas.

Na categoria Ação Social a Oficina Nômade dos designers Christian Ullmann e Tania de Paula capacitou 100 artesãos das cidades da região de Ribeirão Preto a criarem produtos que tenham a ver com seu dia a dia. Os grupos “Art Vida“, “Minha Terra“, “Costurando com Arte“, “Tecendo o Futuro” e “Barro Vivo já estão comercializando o que produzem.

Também na categoria Ação Social o projeto “PET Limpa – Vassouras Ecológicas” da cooperativa de coleta seletiva da cidade de Paracatu, Minas Gerais, foi premiado. As vassouras feitas por 23 integrantes da cooperativa local reaproveitam o plástico das garrafas PET para criar vassouras, numa proporção de 14 embalagens para cada vassoura.

A indústria Rodapés Santa Luzia foi vencedora na categoria Materiais de Construção, pois seus produtos são proveniente do reúso de materiais de coleta seletiva e de aparas industriais, ente eles o poliestireno expandido (isopor): material de difícil reciclagem que se transforma na linha de rodapés, guarnições e rodatetos da empresa. O acabamento é resistente à umidade e imune a cupins.

Reutilizando bujões descartados de gás CFC de ar-condicionado, os banquinhos infantis com assento em tecido reciclado e pés de madeira de demolição da Bird Design levaram o prêmio na categoria Produtos de Decoração. O “Baby Bankim” é fabricado em duas alturas: 23 centímetros para crianças de 2 a 4 anos, e 30 centímetros para crianças de 4 a 7 anos.

Conheça todos os vencedores na reportagem do portal casa.com.br.