Loading...

Pura “Arte Concretual”

0 comments
fev 04 2018

Luz, concreto, movimento e muito trabalho: misture até obter algo realmente diferente como esta fachada.

Sem dúvida um dos ícones do século XX, a figura do líder e fundador da República Popular da China Mao Tsé Tung permeia muitos lugares em seu país, até os dias de hoje. Mas, mais do que apenas lembrança ou reverência, são as manifestações culturais e inesperadas que a força de seu perfil demonstra toda a atualidade de seu poder.

Durante o dia, fica evidente apenas uma fachada escultural em concreto.

É o caso desta bela fachada de uma casa localizada num beco em Hutong, Pequim: o estúdio AntiStatics Architecture criou uma verdadeira escultura, muitíssimo trabalhada e concebida com esmero, em concreto, onde a face de Mao é a grande surpresa. A casa se localiza próximo ao “The People’s Art House Print Shop“, que já foi um dos principais produtores da imagem agora icônica do presidente que governou o país entre 1949 e 1976, ano de seu falecimento.

Os paineis em concreto foram moldados como um tecido em movimento.

A confecção não foi das mais simples: combinando o retrato de Mao, um tecido fluido e o concreto, a turma primeiro digitalizou a imagem para então imprimi-la sobre uma grande peça moldada de uma única vez, que contou com o “movimento” do tecido para que não resultasse uma aparência de “chapa rígida”. Feita de plástico moído ela foi recortada em seis paineis com 4 a 7 metros de altura, 2 metros de largura e apenas 7 centímetros de espessura e eles são todos ondulados, como se fosse um tecido. Todos unidos, os paineis abrangem a fachada da casa de forma exata sem necessidade de nenhum suporte.

Mais uma bela visão noturna da fachada.

Após a montagem da fachada, de dia os paineis parecem apenas um tecido em concreto quadriculado em uma forma amorfa, escultural. Mas a noite o ‘milagre’ se processa: agora, a chamada ‘MaoHaus‘ se destaca na paisagem, e a inconfundível imagem de Mao aparece perfeitamente na estrutura. De dentro da casa, os painéis de concreto são apenas um pano de fundo para uma única árvore: uma solução muito simples e bela, à moda dos orientais. Não é realmente uma ideia e tanto, muito bem pensada, criada e executada?

A ótima ideia de usar uma árvore na frente dos paineis no interior da residência demonstra o cuidado oriental com os detalhes.

Fonte: Contemporist