Loading...

Quartos de hóspedes

0 comments
dez 15 2019
QHosp1

Simples e delicado o ambiente congrega um escritório com um bom sofá cama para um hóspede eventual.

De um modo geral, os quartos de hóspedes costumam ter dupla e até tripla função: são divididos com home office e escritórios, salas de TV, ateliês e uma série de outras atividades pois, geralmente, abrigam parentes e amigos. Há os mais produzidos e os mais simples, mas o ideal é sempre deixá-los livres para um bom sono e descanso de quem vem de fora. Nesta nota, vamos falar sobre alguns cuidados a se ter com eles.

QHosp2

Para quem precisa de bastante espaço para guardar coisas e só tem um cantinho para a cama, este é um bom exemplo.

A cama arrumada, colchão e travesseiros confortáveis e lençóis agradáveis são o mínimo para se ter em um quarto do tipo. Em climas frios é bom se ter boas mantas e cobertores sempre à disposição, e em climas quentes, ar condicionados e ventiladores. Quem quiser ir além pode ter mais de um travesseiro para que o hóspede escolha – mais alto, mais baixo, mais duro, mais mole. A etiqueta prega que ele próprio deixe a cama semi arrumada, mas claro que a arrumação geral é mesmo dada pela dona ou dono da casa, quando ele ou ela saem do quarto pela manhã. Se for um sofá cama os mesmos cuidados são recomendáveis, sabendo que se deve deixar a cama pronta na noite e guardar o enxoval na manhã. Um lugar para guardar essas coisas é necessário durante o dia.

QHosp3

Em um surpreendente cantinho lá em cima do ateliê surgiu espaço para uma cama para um hóspede!

Logo, outros móveis que o quarto pode ter são: um pequeno armário, um gaveteiro simples – ou mesa de cabeceira – um espelho, um cabideiro para roupas que amassam, um suporte para abrir a mala, que pode ser um banco ou uma cômoda. Um ponto de luz central e um abajur para leitura são suficientes para quem vem se hospedar, mas um quarto com TV e som individuais é ótimo, se for possível. Livros e revistas atualizadas e da cidade também são muito bons de ter à disposição. O que é importante é deixar o quarto livre para o hóspede, sem os guardados habituais do dono da casa. Portanto, se o lugar for também um escritório ou uma sala de TV, é melhor desativá-los temporariamente e guardar tudo em armários.

QHosp4

No exterior alguns armários se transformam em ótimas camas para hóspedes.

Se houver um banheiro exclusivo, tanto melhor. Não se esqueça de deixá-lo preparado com sabonetes, pasta e escovas de dentes extras, além de artigos de toilette completos: escovas, toucas para banho, pentes, shampoos e condicionadores, toalhas de rosto e banho, pantufas ou chinelinhos se for possível (ou necessário). Um roupão também é ótima opção. E mesmo se não houver o tal banheiro, deixar essas ‘amenities‘ sobre a cama do hóspede é sempre muito bem vindo.

QHosp5

A sala de TV – bastante confortável – se transforma facilmente em um excelente quarto de hóspedes.

O café da manhã é a hora do encontro com os de casa. De um modo geral as famílias e os amigos batem um papo nesta hora e compartilham a refeição para saberem se está tudo bem e os planos dos hóspedes para o dia. Se o hóspede for mais afastado, pode ser bom ter um espaço mais reservado para que ele tome seu café em separado, mas não é muito comum em casas de família. De toda forma, deixe-o confortável neste momento também.

QHosp6

Deixar um verdadeiro ‘kit‘ com agradinhos para o hóspede é sempre bom.

Lembre-se também de coisas que esquecemos de levar em viagens e que às vezes nos fazem aquela falta: lixas, tesourinhas e alicates de unhas, agulha, botões e linhas de costura, comprimidos para dor de cabeça e enjoos. Com todos esses cuidados, você certamente será considerado o anfitrião que todos desejam encontrar!