Loading...

Reutilizando panelas no décor

0 comments
nov 16 2017

Nem sempre é possível criar uma decoração toda novinha como a gente quer, e mesmo quem está reformando ou construindo hoje em dia gosta de dar um toque de sustentabilidade e reciclagem à sua casa, pois estas “palavrinhas” – e seu conceito! –  entraram para nosso vocabulário para o bem de nosso planeta. Então, por que não pensar em algo útil e decorativo? Algo que colabore e economize de verdade com o equilíbrio ecológico e que nos seja útil? Daí que pensamos numa coisa que é bastante durável, mas que ainda pode ter uma segunda ou terceira vida numa casa: as panelas. Sim, ou você nunca viu um relógio feito no fundo de uma velha frigideira já sem uso? A ideia é antiga e pode soar meio kitsch, isto é, brega, em alguns casos, mas há outras que podem combinar com sua casa. Veja algumas, bem boladas que podem te agradar, neste post.

Um dos usos mais comuns e imediato é transformá-las em vasos de plantas. Nesse caso as chaleiras mais bonitas foram destacadas em uma escada externa, mas é claro que diversas plantas podem se beneficiar de uma caçarola antiga que esteja sem asa ou amassada e que, dependendo do caso, é possível valorizar fazendo uma pintura interessante no exterior para que se transforme em um cachepô como você vê imagem menor.

Velhas bacias metálicas, ou panelões em alumínio, viram ótimas cúpulas para pendentes, sejam para cozinhas, áreas de serviço ou até mesmo áreas de estar: têm entrado em decoração de eventos e em espaços permanentes como toques vintage em salas de jantar de alto luxo.

Simples e muito lúdico, as tampas pintadas servem pura e simplesmente para enfeitar o cabideiro que pode ficar em qualquer lugar da casa. É original e muito singelo sendo indicado para quem curte uma casa bastante descontraída.

Essa é sensacional: com escorredores de vários formatos, cores e tamanhos, criou-se uma parede iluminada como se fossem várias arandelas. Reparem que não há muita luz no local e que as “lâmpadas” também podem ser simplesmente velas colocadas dentro dos escorredores fixados à parede com pequenos pregos ou ainda outro tipo de fixação, deixando a possibilidade de criar esta parede de forma ainda mais “livre” em uma casa.

Uma das melhores performances das velhas panelas é mesmo como novas luminárias: aqui os velhos bules estilo italiano se combinaram com belas fôrmas de bolo para criar luminárias de mesa bem elegantes que podem surpreender em quartos de menina moça e também em escritórios mais sisudos, quebrando o clima de formalidade e austeridade.