Loading...

Tetos coloridos e decorados

0 comments
nov 25 2018
Tetodec10

Os tetos coloridos ou decorados reforçam o décor como um todo.

Uma tendência que está já há algum tempo no meio do design de interiores é a dos tetos coloridos e/ou decorados. Não que este seja um expediente que definitivamente não se use, mas o mais comum – principalmente em se tratando de interiores localizados no Brasil e na América do Sul – é a de tetos bem simples, às vezes com uma cor neutra, às vezes com um pequeno toque decorativo, mas a grande maioria dos casos é uma laje ou rebaixo simples pintado em branco. Na Europa e nos EUA é muito mais comum se utilizar tetos trabalhados, principalmente pela tradição de pés direitos altos, presentes em casas antigas, castelos e palácios.

Uma explicação importante: o termo “pé direito” significa a distância entre o piso e o teto. Quando dissemos que é “alto” é que esta distância é grande, de no mínimo, 3 metros de altura. Nas casas antigas essa era a medida mínima, podendo chegar até a 5 metros. O pé direito duplo é de 6 metros para mais.

Mas voltando à tendência, vamos mostrar aqui alguns exemplos de como decorar minimamente de forma bonita e sem excessos, tetos simples de casas simples, que muitas vezes seriam relegados ao esquecimento, e que nos últimos tempos vêm sendo lembrados com adesivos, papeis de parede, iluminação especial, texturas ou cores berrantes, para fazer a diferença.

Tetodec1

Um tom forte no teto costuma ser a primeira alternativa pensada quando se cogita mudar alguma coisa no teto de um ambiente. Nesta sala de pé direito alto, o marrom ficou bem pois a luminosidade é farta e o espaço entre o piso e o teto também, deixando espaço para uma brincadeira com o lustre pendente, que é simples, mas dá seu recado.

Tetodec2

Neste quarto, também com o pé direito bem alto, foi usado vermelho bem forte com um rodateto em preto para “sublinhar” a cor central – deu mais destaque ainda a ela. Note que o esquema de cores de todo quarto é bem básico, com amarelo e branco, ou seja, nada de cores intermediárias, apenas intensas e quentes.

Tetodec3

Num quarto de bebê com o teto já recortado, a solução foi reforçar com um amarelo bem forte – foi possível usá-lo, de novo, pois o pé direito é alto. Note que todo o restante do ambiente é bem equilibrado e suave, e não cansa quem convive no local, principalmente o pequeno.

Tetodec4

Para quem curte algo mais ousado, que tal uma estampa “animal print“? Nesta sala o forte é o azul e a estampa escolhida foi a de ‘oncinha’ em azul real mesmo. Ficou muito interessante!

Tetodec7

O teto desse pequeno banheiro é uma verdadeira joia, já que a pintura feita com estêncil surpreende e encanta. Em apenas uma cor com um motivo dos mais bonitos, poderia ser reproduzida num espaço maior – e mais acessível – com muito sucesso. Mas certamente daria muito trabalho.

Tetodec5

Para crianças, uma estampa de bichinhos fica ótima! Que tal pelicanos azuis? Combina com todo o quartinho e ficou leve já que o tamanho escolhido está de acordo com o tamanho do teto e do quarto em questão: isto deve ser avaliado na hora de pintar, estampar ou adesivar o motivo escolhido.

Tetodec6

As estrelinhas no teto são quase um lugar comum para quartos infantis mas ficam sempre muito boas. Observe que neste caso ficaram restritas à parte superior da cama, onde há um recorte no gesso, que pode ser proposital ou não.

Tetodec8

O uso do papel de parede também é bastante acertado no teto e nesta sala acompanha a atmosfera neutra e suave de mobiliário e acabamentos, dando um toque a mais de delicadeza ao espaço.

Tetodec9

Para ambientes bucólicos e temáticos o xadrez pode ser a resposta certa para revestir o teto: até mesmo se se tratar de uma cozinha!