Loading...

Um casulo de concreto

0 comments
maio 06 2018

A beleza do casulo de concreto em plena natureza.

Dentre as muitas formas de abrigos que o homem já criou desde que há necessidade de se ‘esconder’ do tempo, de ataques, ou por que motivo for, um dos mais interessantes é o casulo como o fazem vários animais. Ou seja: a forma fácil, redonda, de um ovo – ou pelo menos de uma forma arredondada, circular – que o abrigue como o ventre materno. Mas encontrar materiais que consigam reproduzir este tipo de forma é um desafio e tanto.

Durante a criação do ‘pod‘, uma verdadeira arte!

Por isso a criação do arquiteto japonês Kazuya Morita é tão importante: Morita deu um pequeno, mas surpreendente salto na tecnologia do concreto ao criar este “pod-para-todas-ocasiões” delicadamente perfurado pela fixação de anéis de isopor no molde mestre em forma de cúpula. O grande “segredo” desta pequena estrutura notável está justamente em seu material e forma de construção: o concreto usado foi reforçado com fibra, uma combinação de cimento branco, agregado leve e fibra de vidro. Esta mistura foi cuidadosamente colocada à mão sobre um molde de isopor esculpido por estucadores especializados, e quando o concreto endureceu, o molde foi desmontado e removido.

À noite o casulo também pode ser um bom refúgio.

É preciso dizer que este trabalho é considerado uma arte no Japão: chama-se “Sakan” a arte dos estucadores japoneses tradicionais. O resultado obtido é uma estrutura bela e simples, com ‘paredes’ de apenas 15 milímetros de espessura, e altura e diâmetro de 1,70 metros. As proporções são comparáveis às da casca de um ovo de galinha, segundo o arquiteto. No entanto, esta “casca de ovo de concreto” é também imensamente forte e pode facilmente suportar o peso de uma pessoa. Colocado sobre alguns tatames, o casulo se torna um lugar tranquilo para contemplação, leitura, estudo, etc. Não é mesmo sensacional?

Fonte: Yanko Design