Loading...

Uma asa de mármore

0 comments
jul 22 2018
Wing1

A “Marble Wing“, ou “Asa de Mármore” de Hadi Teherani, vista de cima.

Hadi Teherani nasceu em 1954 em Teerã, capital do Irã e é um arquiteto alemão famoso por criar a primeira estação ferroviária “verde” na Alemanha, no Aeroporto de Frankfurt, e as “Casas de Guindaste” em Colônia, às margens do Rio Reno. Trabalha com planejamento urbano, design de interiores e de produtos, desde seu escritório em Hamburgo, para onde foi levado ainda criança, cresceu e profissionalizou-se, até os países árabes com os quais possui profunda ligação – o próprio Irã, Dubai, Turquia, Emirados Árabes – sem contar com seus projetos na Itália, Dinamarca, Índia e Rússia. Com esse background foi convidado nos 50 anos da dinamarquesa Draenert a projetar uma edição limitada de um móvel de arte, e escolheu o mármore branco como matéria prima para uma chaise longue batizada de “Marble Wing” -algo como “Ása de Mármore“.

Wing2

Segundo o arquiteto “O aspecto fascinante é subjugar uma pedra e transformá-la em uma escultura, domar a chaise longue e destacar a leveza em combinação com a rocha irregular“.

Há décadas, a empresa produz edições limitadas para museus de móveis do tipo, projetados por arquitetos de renome. Estas séries combinam antigas tradições da história do mobiliário com o espírito contemporâneo e padrões modernos – ousando assim em áreas de fronteira, criando uma fusão das questões de arquitetura, design e artes plásticas. Teherani foi inspirado por Michelangelo e Rodin, que criaram esculturas que também eram focadas em contrastes de robustez e suavidade, entre aspereza e maciez. Embora a peça seja feita de um único bloco de pedra, parece bastante leve. A forma da concha lembra a interpretação de uma asa. Aterrada em sua base sólida que mostra os traços do processamento e, com sua superfície crua, fornece um contraponto em relação à superfície lisa do assento. Uma belíssima peça de design, ou de arte, com certeza.

Fonte: imm Cologne News