Loading...

Uma varanda bem atual

0 comments
mar 25 2018
MMaisVaranda1

Uma vista de todo o espaço: à esquerda, no lugar do painel com foto, ficaria o balcão com a vista e no fundo um fechamento com nosso cobogó “Itacoa“, que faz as vezes do limite lateral, com espelho por trás.

Não é preciso muito para perceber que as varandas têm vivido “tempos de glória”. Muitas vezes uma ótima área de escape – e de respiro – para moradias apertadas, muita gente as integra ao living como uma forma de trazer mais espaço, ventilação e luminosidade a toda a casa. Mas há também aquelas que não podem ser integradas e permanecem como varandas, se tornando nas já bem conhecidas “varandas gourmet” – usadas para o preparo de refeições mais caprichadas e com apoio de uma mesa de refeições – ou ainda sendo aproveitadas de diversas formas distintas que atendam a cada perfil de morador. Há varandas para recreação infantil, para o encontro da família, para praticantes de ginástica, ou que agregue várias funções sem lugar nos demais ambientes da moradia.

MMaisVaranda2

Aqui, o aparador com um pequeno bar. Note também que a parede ao lado da banheira foi revestida com um outro produto nosso: “Steno Bruto” na cor ‘Carvão“, dá base para o verde das plantas.

É uma desse tipo que estamos vendo neste post: preparada para a mostra Morar Mais por Menos do Rio no ano passado pela arquiteta Luciana Lima, a chamada “Varanda da Casa” traz um ambiente a mais de bem estar e conforto, agregando atividades que, se realizadas em um espaço com uma vista bonita, pode ser ainda mais benéfico aos moradores da casa. A profissional pensou em alguns prazeres a serem desfrutados por ali: posicionou uma poltrona confortável diante de uma boa TV para que se assista aquele jogo de domingo, ou ao filme preferido e, em frente, colocou uma lareira – afinal de contas, além de poder ser usada no inverno, nas noites mais frias também seria agradável ficar por ali saboreando um vinho, junto ao aparador que abriga um pequeno bar.

MMaisVaranda3

A parede da lareira à gás e da TV foi revestida com nosso “Rocca Castelo” no tom “Tahine“: bem rústico para contrastar com muita tecnologia.

Um balanço rodeado por muitas plantas também é outro atrativo, pois nos remete à infância e, junto ao verde, só pode ter seu efeito mais reforçado. Um tempo por ali refletindo sobre algum assunto pode resolver muita coisa. E neste compacto espaço ainda houve como apoiar uma banheira, revestida em madeira, lembrando um ofurô – que poderia ser uma outra opção para o local. Refrescar-se ali, sem dúvida, deve ser um dos melhores prazeres de uma residência nos dias de hoje, aproveitando a brisa, a luz, e um pouco de ar puro. Uma ótima ideia para quem não pode ter a peça no banheiro ou no quarto, e que pode transformar a varanda quase em um pequeno ‘Spa‘.

MMaisVaranda4

Um outro visual da entrada do espaço, com cadeira complementar e lareira encostada na parede da esquerda, junto com TV.

Não podemos deixar de registrar que a montagem do ambiente contou com o apoio de nossa parceira, a Santa Sofia Revestimentos, que ofereceu alguns de nossos produtos para revestir o espaço, bem visitado durante toda a mostra. Uma boa ideia para quem quer fazer de sua varanda um lugar bastante atraente.