Loading...

Usando livros na decoração

0 comments
abr 22 2018

Parece simples, e é mesmo. Só que às vezes a gente tem muitos livros em casa e não utiliza todo seu potencial decorativo pois esquece, deixa tudo acumulado, na estante, no armário, ou até em caixas, esquecendo que eles são ótimos para decorar. Vamos ver cinco exemplos de como eles ajudam na decoração fácil, fácil?

DcorLivros1

Não é muito, nem é pouco: é só a quantidade certa para os arranjar sobre a mesa de centro. São chamados de ‘coffee table books‘ nos países de língua inglesa e costumam ser os mais bonitos da casa. Aproveite para usar também sobre o aparador atrás do sofá ou no buffet do hall de entrada.

DcorLivros2

Use as folhas como papel de parede: você pode usar um mesmo livro, ou vários, um livro ilustrado ou não, colar as páginas arrumadinhas ou como uma cascata (como na imagem), enfim, o livro, a parede e a imaginação são suas, portanto… use-as! Para quem curte uma melhor manutenção, é bom que esteja tudo esticado e aplicar um verniz bem suave e delicado, à prova d´água, sobre as folhas, o que vai fazer durar mais tempo o ‘papel de parede inovador’. Quem busca uma solução alternativa e que possa ser modificada a toda hora, pode usar até alfinetes para prender as folhas! (e uma base de espuma ou cortiça por baixo, claro, sendo atento com a limpeza).

DcorLivros3

Para quem curte ler, não há nada mais bonito do que uma estante cheia de livros… de preferência com muitos deles já lidos! Mas é claro que existe espaço para novas aquisições e para aqueles que são “re lidos’ com frequência. Então, nada melhor que mostrá-los todos, de uma vez, num grande móvel, sem grandes detalhes ou dificuldades de acesso. Um móvel do piso ao teto que abrigue tudo aquilo que se gosta com carinho e organização ali, bem pertinho, a uma escadinha de distância…

DcorLivros4

Ainda uma novidade para a maioria dos brasileiros, as lareiras começam a se popularizar em lugares mais frios do país e em modelos mais modernos a gás ou a carvão, que dispensam chaminés. Mesmo assim vale o toque: no verão, cabe utilizá-las como “porta livros” como já fazem os moradores de climas mais frios – com certos modelos, que possuem vidros temperados ou formatos circulares, há que ter maior cuidado, ou podem ter outros usos.

DcorLivros5

E quem disse que um livro velho não pode servir para mais nada, hein? Que tal reciclá-lo, ou melhor faça um ‘upcycle‘ (processo pelo qual transformamos produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade) dele, transformando-o em um suporte para plantas! Claro, como ele é originalmente de papel, o ideal é utilizar algum espécime que não vá precisar de muitas regas, e de preferência há que colocar dentro de um nicho recortado dentro do livro um pote para conter a terra. No mais, ele vira uma bela e incomum base como você vê na imagem. Ideias são o que não faltam para decorar com livros!