Loading...

Usando o vintage na decoração

0 comments
ago 26 2018

Provada e comprovada ser uma tendência deste início de novo século – já no fim de sua segunda década – os móveis, peças e ambientes vintage encantam a muita gente. Mais que utilizá-la como um detalhe em um espaço, neste post vamos mostrar verdadeiros exemplos de “mergulhos” no uso de peças vintage que surpreendem pela coragem de seu radicalismo. Ao invés de pensar em aparelhos, objetos e itens novinhos em folha, a aposta foi firme no que é antigo e completamente ultrapassado. Claro, de um modo geral, peças renovadas por experts ou para uso apenas decorativo.

PVintg1

Primeiro já um “clássico”: o uso das malas antigas empilhadas como mesinha de cabeceira ou lateral, com topo adornado por diversos itens antigos – aqui a escolha recaiu sobre um belo espelho, bem do tamanho da lateral da mala superior, além de uma útil e bonita luminária também antiga. Além de reaproveitar e de ser bastante útil, o charme das viagens de outrora não passa despercebido. Baús e malas bem grandes também são usadas, até com tampos em vidro.

PVintg2

Aqui é possível se apostar que toda a cozinha da casa fica bem dentro do “espírito vintage“. Se não, foi tudo muito bem preparado para que neste canto o ar fosse realmente de passado. Repare no revestimento em placas de madeira da parede, na janela ao lado e nos itens que ficam sobre as prateleiras, bastante rústicas e quase… industriais! Jarros e pratos em louça antiga branca, uma lata para guardar pão e uma lancheira à moda antiga, além de garrafas de vidro reaproveitáveis. Não há quem não diga que estamos nos primeiros anos do século XX!

PVintg3

Perfeitamente recuperada, a penteadeira e sua banqueta são o charme do que existia nos toucadores das mulheres finas do passado. O tom suave de azul (ou seria verde?) nos remete aos pastéis utilizados neste tipo de móvel de época, sem esquecer os vidros com perfumes, colônias e outros produtos de beleza sobre a mesa também ao estilo antigo.

PVintg4

Para quem gosta de manter tudo bem arrumado no banheiro, que tal reutilizar gavetas e gavetinhas de móveis e armários perdidos pelo tempo? Muitas delas são mais fortes e duráveis que eles e sobrevivem se tornando verdadeiras relíquias que ficam ótimas em novas estantes, prateleiras e até mesmo sobre bancadas em vidro ou pedra. Procure em lojas de antiguidades que elas estarão por lá!

PVintg5

Para quem quer dar mesmo aquela investida no estilo, não custa garimpar uma mesa e algumas cadeiras – que podem ser diferentes entre si – e colocar em sua sala de almoço, copa ou varanda, como na imagem. É preciso conferir se estão firmes e sem pragas e se é necessária alguma demão de tinta para serem usadas. No mais, é fazer sucesso com o passado, principalmente se o contraste com outros móveis e espaços de sua casa for grande, mas harmônico.

PVintg6

Finalmente, para quem gostaria só de dar um toque vintage em sua casa, que tal usar uma parede? Como na imagem, foram escolhidas peças e partes de objetos como janelas, pés de móveis, molduras, relógios, engrenagens, espelhos e um enorme etc. que podem ser incluídos em uma composição de parede para preencher um espaço de destaque, que pode ser uma circulação, um vestíbulo ou hall de entrada. Mãos à obra se você já tem o que compor!

Fonte: Trendir