33º Prêmio Design Museu Casa Brasileira

Realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, o Prêmio Design MCB revela talentos e consagra profissionais e empresas. São diversas categorias tais como Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produto e outra para Trabalhos Escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõem a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses. Vamos conhecer neste post alguns dos vencedores desta edição.

O purificador de água com torneira “Acqua Due” mesa/parede foi o vencedor na categoria Construção. Produzido pela Lorenzetti de São Paulo, possui duas saídas de água: uma a torneira normal e, por baixo, a água purificada, solução que alia um bom desenho a um uso intuitivo e funcional.

Na categoria Iluminação houve empate no primeiro lugar de duas luminárias da Lumini, também de São Paulo: a primeira, “Ufo“, de Fernando Prado. A segunda, “Duna“, de autoria de Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian. Como também houve algumas menções honrosas, a comissão julgadora considerou que “(…) a compreensão do design de produto apoiado nos vértices inovação, produção industrial, domínio das técnicas produtivas e desenho autoral“.

A mesa “Alfa 7“, design do escritório FGMF Arquitetos foi a grande premiada da categoria Mobiliário. Tem detalhes muito interessantes como o acabamento da parte inferior que é chanfrado e os diversos pés em metal.

Na categoria Têxteis a bela estampa “Botânica” de Nara Evangeline Guichon Ferrari, de Florianópolis-SC foi a vencedora dentre várias interessantes propostas que variam do design de superfícies à ressignificação de têxteis passando pelo reaproveitamento de resíduos têxteis, segundo a comissão julgadora. É uma categoria que sempre cresce a cada ano que passa, registram.

O alicate “Alquimia” e o cevador de chimarrão “Chimafácil” empataram em segundo lugar na categoria Utensílios, que não teve vencedor, mas vários selecionados. É uma categoria muito disputada e bastante variada com diversas propostas as mais interessantes.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.