Arrumando o quarto das crianças

É chegado o início do ano e apesar do período de férias – ou mesmo por causa dele – é bom começar a pensar, ou repensar, ou quarto das crianças. Os que vão mudar de escola, os que estão crescendo, os que precisam de uma renovada, enfim, normalmente esta é a hora de refletir como fazer com que irmãos passem a dividir um espaço ou – que bom! – com que um deles passe a ocupar outro quarto – ou ainda qualquer outra novidade que surja na vida da família. Fizemos este post com alguns exemplos práticos de arrumação para quartos onde o aproveitamento serve de exemplo para crianças onde o mais comum é ter que dividir o espaço.

Nunca é demais lembrar que é preciso criar um espaço onde a criança se identifique, sem deixar a criatividade de lado e respeitando as necessidades desse universo particular, cheio de imaginação e brincadeiras. Para não errar, a dica é observar e consultar sempre quem vai usar o quarto antes de colocar em prática qualquer modificação, listar pontos importantes, prioridades e necessidades. Se o caso for ter que dividir o espaço com um irmão mais velho por exemplo, o diálogo é fundamental antes de qualquer modificação. O mesmo se for um casal de irmãos.

Na Casa Cor© Rio 2018, Ketlein Amorin reuniu em um mesmo ambiente dois irmãos de idades bem diferentes na “Suíte dos filhos“. Para isso usou duas camas independentes, suspensas. Na parte inferior da primeira fica um futon que acomoda quem vem para dormir. Na outra, fica a área de estudos, leve e versátil: mesa com cavaletes em madeira e tampo em vidro, cadeiras em policarbonato transparente e marcenaria repleta de nichos. No caminho para o banheiro um closet cabe toda a roupa dos dois, que têm direito a monitor TV independente e a cortininha de enrolar entre as camas caso desejem maior privacidade em algum momento.

Aqui o quarto é para três e a marcenaria de primeira linha projetou os armários na parte de baixo de duas camas suspensas. Lá no cantinho dorme a mais velha, perto da janela e das cômodas, e as mais jovens nas camas superiores, com direito à cobertura em tecido para uma maior privacidade. É apertado, mas é garantia de muitas risadas e papo constante. A TV fica suspensa, na altura das camas.

Com a cama no cantinho da janela – repare que há gavetões na parte de baixo e nichos para guardar objetos e livros ao lado dela – foi encaixada na lateral uma mesa de estudos com prateleiras para acomodar livros e cadernos. A partir daí há outra estante que também acomoda mais objetos escolares. Há mais espaço no quarto para um armário.

Aqui a parte do fundo do quarto foi aproveitada para mesa de estudos, banco baú para guarda de brinquedos e livros e no outro lado, a cama, com baú na ponta, para roupa de cama e outros guardados. Prateleiras na parte alta ainda organizam outros itens e podem ser lugar para uma futura biblioteca.

Duas camas para irmãos de um lado do quarto abrem espaço para a TV do outro lado, com direito a algumas portas de armário e gavetas para guardados. A mesa de estudos com gaveteiro e computador fica embaixo da janela, com canto com baú que acomoda também um pequeno órgão. As cores valorizam a iluminação bem pensada que deixa o quarto aconchegante.

Para finalizar, um quarto bem apertado, com cama, alguns móveis de apoio para guardados, mesa de estudos com gaveteiro, armários e prateleiras no canto e o armário com duas portas espelhadas bem ali do lado, refletem o espaço que normalmente se encontra nos modernos apartamentos para acomodar uma criança em fase escolar. Prateleiras e nichos altos podem ser outras alternativas para guardar livros e cadernos acima da cama, bem como pequenas estantes móveis que possam ser guardadas até em outros ambientes próximos para facilitar a consulta eventual.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.