Criando uma mini horta em casa – parte I

Uma das modas para a casa que mais têm tomado os corações das pessoas ultimamente é ter uma mini horta na cozinha. De fato, é possível cultivar em pequenos vasos uma hortinha de temperos e até ter um vaso maior para uma pequena árvore frutífera na varanda, mas recomenda-se a quem deseja ter uma pequena horta que dê algumas folhagens comestíveis a ter de fato um pequeno jardim de vasos ou um pequeno quintal. Talvez o sonho da horta se viabilize através de uma horta comunitária, quem sabe? Neste post damos algumas dicas para quem quer se iniciar na prática e poder avaliar até onde pode ir no espaço que possui.

Além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação diária, ter uma horta é também um trunfo a mais na decoração, seja a horta dentro do espaço da casa ou no quintal, pois acrescenta um toque de verde e deixa o ambiente mais fresco e acolhedor. O cultivo não é complicado: dedicando tempo aos cuidados com irrigação e adubagem, observando a saúde das plantas e atentando-se para as necessidades de cada espécie é possível obter alimentos de qualidade que podem fazer toda a diferença na alimentação da sua família.

O importante para ter uma horta é escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta. Se muita luz e um bom espaço, é possível ter uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas, etc. Mas, se houver pouca luz, é possível plantar algumas ervas e temperos em varandas, sacadas ou janelas. Para escolher o melhor modo de plantar sua horta, pense no espaço disponível e considere as espécies que deseja cultivar. Para quem tem quintal, direto na terra é o ideal; Vasos são as alternativas mais práticas com suas várias opções de tamanhos, materiais e formatos, bem como as floreiras; Embalagens como garrafas pet, latas de alimentos, caixas de leite e potes de vidro são uma saída barata, rápida e sustentável; Caixas de madeira como os caixotes de feira ou feitas com pallets também são boa escolha; Enfim, uma horta vertical para um apartamento também é ótima ideia. Obviamente, à exceção dos quintais, todos os containers devem possuir furos no fundo para evitar o excesso de água no solo.

Lembre-se de instalar a horta no lugar da casa com maior iluminação natural, pouca umidade e que não receba ventos muito fortes, que podem prejudicar algumas plantas. Outro ponto a considerar na hora de começar uma horta em pequenos espaços é o tipo das plantas: as necessidades de luz e espaço podem variar bastante entre as espécies. A variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa é muito grande. Para chegar nas escolhas ideais, é preciso levar em conta o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige.

Veja a seguir uma pequena seleção de ervas e temperos que se pode ter em um pequeno espaço:

Hortelã – por mudas ou sementes, conforme a espécie. Em local sem ação de ventos fortes. Deve ser plantada durante a primavera ou outono. É preciso manter o solo adubado e irrigado, além de controlar o crescimento de ervas daninhas. A colheita pode ser feita a qualquer momento, tanto pela haste quanto apenas de algumas folhas. Ao colher pela haste, corte-a acima do primeiro par de folhas.

Salsinha – plantar as sementes em recipientes com profundidade de pelo menos 30 cm. Plantar em qualquer época do ano. Manter o solo sempre bem irrigado com adubações frequentes. Colheita, em média, de dois a três meses após o plantio. As folhas devem ser colhidas inteiras.

Cebolinha – plantada em sementes ou mudas. Plantar durante todo o ano. Manter o solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. Colher de dois meses e meio a quatro meses após o plantio, as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.

MHorta4

Belos potes de vidro também fazem uma horta de temperos.

Alecrim – plantado por sementes ou mudas. Melhor plantar em épocas mais quentes, como primavera ou verão. Resistente a secas, as regas devem ser mais frequentes na planta jovem e podem ficar mais espaçadas na planta desenvolvida. Colher a partir do terceiro mês após o plantio, sem retirar mais da metade dos ramos de uma só vez para não prejudicar o crescimento.

Manjericão – plantar em sementes, em épocas quentes, com temperaturas acima de 18º C. Colher as folhas após dois ou três meses do plantio. Irrigar constantemente, mantendo o solo sempre com umidade média.

Continua…

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.