Criando uma mini horta em casa – parte II

Para que sua horta tenha sucesso observe os seguintes cuidados com fatores que atingem diretamente as plantas e o ambiente:

Em se tratando de iluminação, é bom saber que hortaliças precisam de um mínimo de 5 horas de luz do sol direta por dia. A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva, então jamais opte por locais escuros e não conte com a ajuda de iluminação artificial. É preciso lembrar também que a incidência de luz pode mudar e que a horta precisa acompanhar a claridade. Por isso hortas em vasos devem mudar de lugar conforme a época do ano.

Falando sobre irrigação, é preciso tomar cuidado tanto com a falta quanto com o excesso de água. Para evitar o acúmulo, o ideal é optar por vasos com furos no fundo. Acertar a quantidade e a frequência das irrigações vai depender muito das espécies plantadas e do local da sua horta – hortas em vasos tendem a secar mais rápido que em canteiros, por exemplo. Em geral se sugere regas diárias ou a cada dois dias. De preferência, no início da manhã ou fim da tarde quando não há incidência de sol sobre a horta. Para verificar a necessidade de água, é importante observar o aspecto da planta, atentando-se para folhas amareladas, secas ou caídas, que podem ser sinais de falta de água. Outro método de verificação é inserir o dedo ou um palito no solo: se ao retirar o palito ou o dedo eles estiverem úmidos ou com terra grudada, o solo ainda está molhado; caso contrário, é hora de fazer uma nova rega, e direcionar a água com proximidade da raiz.

A preparação do solo é outro passo importante antes de dar início ao plantio dos vegetais. É preciso garantir que o solo da horta seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde e resultem em hortaliças de qualidade. Há formas diferentes de preparar o solo com uma boa quantidade de nutrientes, existindo, inclusive, alternativas de terras já preparadas que podem ser compradas em lojas especializadas. Quem deseja fazer a preparação em casa pode adotar uma das receitas indicadas pelos especialistas.

Outro ponto a ser observado é em relação à leveza e drenagem do solo. A leveza e a drenagem são importantes para que o solo não fique compactado e as raízes possam fluir e se desenvolver por todo o espaço que têm. Estas características também contribuem para um solo não encharcado que podem levar ao apodrecimento das raízes e ao desenvolvimento de fungos.

Manter o solo da horta rico em nutrientes através da adubação vai ajudar a formar plantas mais bonitas, viçosas e bem desenvolvidas. As hortaliças por exemplo, são exigentes em termos de nutrição. Além do solo previamente preparado, depois que as plantinhas estiverem crescendo é necessário fazer adubações complementares a cada 15 dias. As adubações podem ser feitas com compostos orgânicos, esterco de galinha ou gado, húmus, sulfato de amônio ou adubos químicos. Lembre-se que quanto maior a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor para a saúde: sua e das plantas.

Falando sobre colheita, o tempo para colher um vegetal varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, pela qualidade do solo, nutrientes, irrigação, eventuais pragas ou doenças e demais cuidados no cultivo. É comum que os pacotes de sementes venham com a previsão de colheita indicada na embalagem, mas este não deve ser um fator preponderante em uma horta caseira. A planta pode até ser
colhida antes de seu desenvolvimento máximo para iniciar a colheita.

Conheça um pouco mais sobre vegetais e legumes que você pode cultivar em casa:

Alface – plantada em sementes para solo bastante irrigado, em estações de clima ameno, como primavera e outono. Colher entre 55 e 130 dias após o plantio, cortando a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que as folhas possam voltar a brotar.

Tomate cereja – plantar em sementes no início da Primavera. Colher entre 60 e 70 dias após o plantio, quando os frutos estiverem maduros.

Espinafre – plantar em sementes, se adapta bem em pequenos espaços e em climas amenos. Deve ter irrigação frequente. Colher de 40 a 100 dias após o plantio. Se for colher apenas algumas folhas, retire sempre as mais externas.

Morango – plantar mudas ou sementes em vasos e outros recipientes – não possui raízes profundas – em dias frescos e nublados entre o fim do verão até o fim do outono. Colha quando os frutos estiverem maduros, de 60 a 80 dias após o plantio.

Abobrinha – plantar as sementes em vasos ou em canteiros, em épocas quentes. Colher quando bem desenvolvidas, sem estarem completamente maduras, de 45 a 80 dias após o plantio.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.