Desalinho de charme

Os Plafons são aquelas peças de iluminação que ficam juntinhas ao teto. Também chamados de “Plafonniers“, normalmente utilizados onde o teto é baixo, também ficam ótimos se distribuídos em tetos ou rebaixos de qualquer altura se o ambiente tiver amplitude para alguns deles. Assim como os pendentes podem estar centralizados ou não, e geralmente fazem parte da iluminação geral do ambiente. Também da mesma forma, para cada um deles há um “centro de atenção” ou um espaço onde se deseja iluminar.

Praticamente todos os ambientes da casa podem receber um plafon. Obviamente que devem ser complementados por outros pontos de luz, mas também podem ser o centro de atenção de um espaço se de grande dimensão ou alto valor estético ou decorativo. Existem milhares de tipos e milhares de materiais possíveis, como você vê em alguns exemplos neste post. Se bem escolhidos para o lugar certo, sempre se destacam na decoração.

Algumas pessoas e empresas fazem distinção entre plafons decorativos e apenas funcionais. Mas, na verdade, praticamente todos têm um quê de decorativo. Mesmo que apareçam pouco, se são fontes de luz já funcionam como um elemento decorativo no aspecto geral do ambiente. Só não se deve confundi-los com luminárias eminentemente técnicas como os embutidos: estes sim, trabalham apenas o lado funcional.

Na verdade, os plafons são confundidos com vários outros tipos de luminárias, mas o ideal é divisá-los por seu aspecto de ornamento e não simplesmente de fonte de luz. Observe sempre se ele tem um design específico e se fica aplicado sobre o teto ou rebaixo: este é um plafon. Os demais são luminárias técnicas. Mas o bom mesmo é saber utilizar todos eles de forma harmônica e com um resultado belo.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.