Estantes: móveis de exposição

Todo mundo quando vai decorar sua casa pensa logo numa boa estante. Mas nem sempre se pensa no “para quê” esta estante vai servir. Por incrível que pareça, a estante é um móvel desejado por muitos, mas nem sempre para sua função básica que é a de… guardar livros. Muitos não têm tantos livros assim e poderiam guardá-los todos em uma pequena caixa, prateleira e até num revisteiro. Mas “o sonho da estante” permanece. Por que será?

De um modo geral a estante representa um lugar para expor suas preferências: objetos, TVs e outros aparelhos, DVDs e CDs, apoiar algumas bebidas e copos, plantas, porta retratos e outras tantas coisas que se tem em uma casa. Na verdade, ela é um móvel da vaidade, da exposição do exibir-se, mais que do guardar. Interessante esta mudança que pouco a pouco foi acontecendo nas casas e nas pessoas, mas para muitas é muito importante tê-la. Não é o caso de julgar, mas de compreender. Neste post veremos algumas belas estantes arrumadas que, não necessariamente têm livros. Um pequeno guia visual de como arrumar uma estante, mesmo para quem só quer mostrar alguns de seus belos guardados.

Além do formato diferente, esta estante tem como ponto central a TV. Contém até alguns espaços para a guarda de livros, mas no geral abriga uma série de objetos, um DVD, uma luminária, um pequeno bar e algumas caixas. É a típica estante de hoje em dia, que mais expõe do que guarda. É bom que esteja sempre limpa, com tudo brilhando, pois afinal é um local para as visitas mais que uso da casa. Note o quanto ela tem de itens decorativos e poucos funcionais.

Esta grande estante também tem como ponto central a grande TV estreita. Embaixo, uma série de equipamentos de vídeo e som são apoiados. Na lateral esquerda, várias prateleiras com plantas e objetos diversos como porta retratos, quadrinhos, plantas, caixas, etc. No canto da direita há um espaço funcional bem interessante: um pequeno canto de estudo ou home office, onde está a cadeira. Bem equilibrada.

Uma típica estante expositora, esta também é uma estante bastante equilibrada entre funcionalidade e estética: há vários livros e muitos objetos, plantas, flores, além de uma organização super bem feita que dá gosto de ver! Ela toda é um belo objeto decorativo para uma sala – ou outro ambiente qualquer – e deve ser mantida bem arrumada. Note também que o próprio material de que é feita – metal pintado, e bem fino – já proporciona leveza para que possa ser exposta em praticamente qualquer lugar.

Esta, bastante elegante, tem dois itens que muitas das estantes mais elaboradas têm na atualidade: focos de iluminação em LED e portas ripadas. A iluminação interna é importante quando os nichos são muito profundos ou quando se deseja dar destaque a cada um dos objetos que ali estão, que é o caso da imagem. As portas ripadas deixam um quê a mais de sofisticação pois também demandam mais limpeza, além dos nichos e objetos da estante.

Finalmente, as estantes realmente feitas para exibir, são feitas com espelhos no fundo: de nada adianta usar muitas peças que escondam o fundo das mesmas pois o interessante é refletir o ambiente e aumentá-lo. Note que a TV também fica ali ao lado, com a continuidade da parede espelhada, e que apenas objetos bem escolhidos e de certo tamanho entram nas prateleiras da estante. Realmente pouco funcional, sendo apenas bastante decorativa.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.