Super “por dentro” da moda casa nos meses de verão, os Ikats não são um tipo de tecido, mas sim um tipo de tecelagem artesanal cuja característica principal é que os fios são tingidos antes de serem tecidos. O tingimento fica irregular e, ao serem colocados no tear, formam este padrão que tão bem conhecemos. E, de forma surpreendente, não têm a ver, necessariamente, com tribos ou populações lá do Oriente…
Não existe uma origem exata para o Ikat, embora se saiba que ele é originário da Ásia Central, que sempre foi muito ligada à Rota da Seda. Na Malásia a palavra significa “nó”, e por isso muitos acreditam que este tipo de tecido venha da Indonésia, onde os fios usados podem ser de algodão ou de seda e os desenhos têm padrões diferentes de outras origens. Outros países do sudeste asiático também produzem tecidos que se assemelham aos Ikats – ou cuja forma de confecção é a de um Ikat. O importante é saber que, com a tecnologia têxtil da atualidade, é possível produzir produtos praticamente iguais ao produto artesanal original, em qualquer lugar do mundo!
E, na atual tendência em decoração, essas estampas entram muito bem em variadas combinações: sejam como o toque “étnico” da composição montada, seja como a estampa principal, são ótimos para serem combinados à perfeição com outros padrões e diversidade de tecidos. Além de, é claro, serem ideais para espaços bem descontraídos, fazem bonito também no alto luxo.
Como você vê nas imagens deste post, o Ikat está em evidência e tem sido desejado por quem curte decoração de um modo geral. Uma bela escolha para redecorar sua casa neste verão.
Nenhum comentário ainda.