Conhecendo os Ikats

Super “por dentro” da moda casa nos meses de verão, os Ikats não são um tipo de tecido, mas sim um tipo de tecelagem artesanal cuja característica principal é que os fios são tingidos antes de serem tecidos. O tingimento fica irregular e, ao serem colocados no tear, formam este padrão que tão bem conhecemos. E, de forma surpreendente, não têm a ver, necessariamente, com tribos ou populações lá do Oriente…

Não existe uma origem exata para o Ikat, embora se saiba que ele é originário da Ásia Central, que sempre foi muito ligada à Rota da Seda. Na Malásia a palavra significa “nó”, e por isso muitos acreditam que este tipo de tecido venha da Indonésia, onde os fios usados podem ser de algodão ou de seda e os desenhos têm padrões diferentes de outras origens. Outros países do sudeste asiático também produzem tecidos que se assemelham aos Ikats – ou cuja forma de confecção é a de um Ikat. O importante é saber que, com a tecnologia têxtil da atualidade, é possível produzir produtos praticamente iguais ao produto artesanal original, em qualquer lugar do mundo!

E, na atual tendência em decoração, essas estampas entram muito bem em variadas combinações: sejam como o toque “étnico” da composição montada, seja como a estampa principal, são ótimos para serem combinados à perfeição com outros padrões e diversidade de tecidos. Além de, é claro, serem ideais para espaços bem descontraídos, fazem bonito também no alto luxo.

Como você vê nas imagens deste post, o Ikat está em evidência e tem sido desejado por quem curte decoração de um modo geral. Uma bela escolha para redecorar sua casa neste verão.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.